Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social

Esta resposta surgiu em 2005, no seguimento do encerramento do Projeto de Luta Contra a Pobreza “Cooperar para Crescer”, que foi desenvolvido no concelho de Sever do Vouga, numa parceria entre esta Misericórdia e o Município, e que prestou apoio a famílias carenciadas do concelho, nomeadamente a nível da recuperação habitacional. Finda esta fase, em 2002, seguiram-se mais 3 anos em que o projeto contemplou o trabalho direto com famílias e que foi efetuado por uma equipa constituída por uma Técnica de Serviço Social e 2 Ajudantes Familiares, no sentido de capacitar as famílias mais desorganizadas e vulneráveis a melhorar a sua situação pessoal e familiar. Com o encerramento definitivo do PLCP, e atendendo a que as freguesias de Sever do Vouga, Cedrim, Paradela, Pessegueiro e Talhadas não estavam abrangidas por nenhum acordo de Atendimento e Acompanhamento Social (esta população era atendida pelo serviço local da Segurança Social), a Misericórdia e o Município enveredaram esforços junto da Segurança Social de Aveiro para que fosse criada formalmente essa resposta social, o que veio a acontecer em Outubro de 2005. A sua área de abrangência são as 5 freguesias acima mencionadas e a equipa é constituída por uma Técnica de Serviço Social.

Nota: As freguesias de Cedrim e Paradela foram agregadas, designando-se atualmente União das freguesias de Cedrim e Paradela.

Objetivos 

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social tem como objetivos os seguintes:

  • Informar, orientar e encaminhar;
  • Apoiar pessoas/famílias em situação de dificuldade e/ou emergência social;
  • Promover a autonomia e a autoestima;
  • Prevenir situações de exclusão;
  • Dar às pessoas/famílias os meios e recursos possíveis, que lhes facilitem planear a sua vida de forma organizada e autónoma.

Serviços Prestados

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social visa assegurar os seguintes serviços:

  • Atender, informar e encaminhar os utentes que recorrem ao serviço;
  • Realizar visitas domiciliárias;
  • Realizar informações e relatórios sociais;
  • Apoiar no requerimento de prestações sociais;
  • Desenvolver, juntamente com o utente/família o contrato/plano de inserção, quer seja no âmbito de RSI ou Acão Social;
  • Acompanhar e avaliar todos os processos ativos;
  • Articular com outras instituições ou projetos existentes no concelho, quando estas dispuserem de respostas mais adequadas, possibilitando a integração do utente de forma mais efetiva;
  • Sinalizar e encaminhar os utentes, preferencialmente, sem qualificação profissional ou escolaridade inferior ao 9º ano, facilitando o acesso a programas financiados ou promovidos por instituições públicas ou privadas, no âmbito do emprego, formação ou educação;
  • Apoiar na realização de tarefas e procedimentos básicos, com vista à organização da vida quotidiana e ao exercício da cidadania;
  • Apoiar materialmente, com subsídios eventuais, géneros alimentares, vestuário, etc., os utentes mais desfavorecidos ou em situação precária.

Áreas de Atuação

O SAAS atua em duas áreas:

Ação Social: acompanhamento dos indivíduos/famílias, através do diagnóstico da situação familiar, psicossocial e económica, contratualização para a inserção e desenvolvimento de ações que visem a sua inserção e autonomia.

Rendimento Social de Inserção: negociação de ações e assinatura de Contratos de Inserção, acompanhamento dos beneficiários no sentido do cumprimento das ações contratualizadas, com vista à sua autonomização, sempre em articulação com o Núcleo Local de Inserção de Sever do Vouga e de acordo com a legislação em vigor de RSI.