O Centro de Dia é uma resposta social destinada a pessoas idosas, de ambos os sexos, que proporciona, em horário diurno, um conjunto diversificado de serviços e atividades de desenvolvimento pessoal, tendentes ao bem-estar do utente e ao seu equilíbrio emocional e físico, e de apoio à respetiva família.
O cumprimento desta missão obedece a uma estratégia de respeito pelos imperativos legais em vigor e pelos direitos do Utente, como pessoa e enquanto ser biopsicossocial e espiritual, dotado de dignidade e direitos, cuja relação assenta num compromisso com a qualidade e os mais elevados padrões éticos.
Além das obras de misericórdia e da cultura institucional e caritativa da Misericórdia, entre outros, constituem princípios gerais que presidem à filosofia de trabalho e gestão do Centro de Dia os princípios da dignidade humana, da família como célula cristã fundamental da sociedade, da corresponsabilidade, da entreajuda e participação, da universalidade e igualdade, da solidariedade e economia social, da equidade social, da diferenciação positiva, da inserção social, da conservação dos direitos adquiridos, da tolerância e da informação.
Objetivos
São objetivos desta valência os seguintes:
- Proporcionar serviços à satisfação das necessidades básica dos Utentes;
- Promover relações do utente com a comunidade e na comunidade;
- Prestar apoio psicossocial;
- Fomentar relações interpessoais e intergeracionais;
- Favorecer a permanência da pessoa no seu meio habitacional de vida;
- Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização;
- Contribuir para a prevenção de situações de dependência, promovendo a autonomia, funcionalidade e independência pessoal e social do Utente;
- Facilitar a conciliação da vida familiar e profissional;
- Prevenir doenças degenerativas.
Serviços Prestados
- Refeições
- Convívio/ocupação;
- Cuidados de higiene;
- Tratamento de roupa;
- Transporte;
- Administração de fármacos, quando prescritos;
- Articulação com os serviços locais de saúde, quando necessário;
- Disponibilização de produtos de apoio à funcionalidade e autonomia;
- Fornecimento de refeição completa de jantar ou uma dose de sopa, ou outros a ajustar com o próprio utente;
- Fornecimento da refeição de jantar em dias úteis e entrega da refeição completa aos sábados, através do Serviço de Apoio Domiciliário, para os utentes com maiores necessidades e reduzido apoio familiar;
- Outros serviços considerados essenciais ao bem-estar do utente, tais como férias organizadas com a deliberação da Mesa Administrativa.
Horário de Funcionamento
Atendimento: segunda a sexta, das 9h às 17h, preferencialmente por marcação.
A marcação do atendimento poderá ser feita por telefone: 234 551 088 / 962 577 339
Serviços: segunda a sexta, das 8h às 18h.
Enviar a ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, bem como toda a documentação relevante, para:
polotalhadascdia@sapo.pt
Ou entregar no Polo das Talhadas, sito em:
Rua dos Trigais, n.º 1
3740-412 Talhadas