Centro de Dia

O Centro de Dia é uma resposta social destinada a pessoas idosas, de ambos os sexos, que proporciona, em horário diurno, um conjunto diversificado de serviços e atividades de desenvolvimento pessoal, tendentes ao bem-estar do utente e ao seu equilíbrio emocional e físico, e de apoio à respetiva família.

O cumprimento desta missão obedece a uma estratégia de respeito pelos imperativos legais em vigor e pelos direitos do Utente, como pessoa e enquanto ser biopsicossocial e espiritual, dotado de dignidade e direitos, cuja relação assenta num compromisso com a qualidade e os mais elevados padrões éticos.

Além das obras de misericórdia e da cultura institucional e caritativa da Misericórdia, entre outros, constituem princípios gerais que presidem à filosofia de  trabalho e gestão do Centro de Dia os princípios da dignidade humana, da família como célula cristã fundamental da sociedade, da corresponsabilidade, da entreajuda e participação, da universalidade e igualdade, da solidariedade e economia social, da equidade social, da diferenciação positiva, da inserção social, da conservação dos direitos adquiridos, da tolerância e da informação.

Objetivos

São objetivos desta valência os seguintes:

  • Proporcionar serviços à satisfação das necessidades básica dos Utentes;
  • Promover relações do utente com a comunidade e na comunidade;
  • Prestar apoio psicossocial;
  • Fomentar relações interpessoais e intergeracionais;
  • Favorecer a permanência da pessoa no seu meio habitacional de vida;
  • Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização;
  • Contribuir para a prevenção de situações de dependência, promovendo a autonomia, funcionalidade e independência pessoal e social do Utente;
  • Facilitar a conciliação da vida familiar e profissional;
  • Prevenir doenças degenerativas.

Serviços Prestados

  • Refeições
  • Convívio/ocupação;
  • Cuidados de higiene;
  • Tratamento de roupa;
  • Transporte;
  • Administração de fármacos, quando prescritos;
  • Articulação com os serviços locais de saúde, quando necessário;
  • Disponibilização de produtos de apoio à funcionalidade e autonomia;
  • Fornecimento de refeição completa de jantar ou uma dose de sopa, ou outros a ajustar com o próprio utente;
  • Fornecimento da refeição de jantar em dias úteis e entrega da refeição completa aos sábados, através do Serviço de Apoio Domiciliário, para os utentes com maiores necessidades e reduzido apoio familiar;
  • Outros serviços considerados essenciais ao bem-estar do utente, tais como férias organizadas com a deliberação da Mesa Administrativa.

Horário de Funcionamento

Atendimento: segunda a sexta, das 9h às 17h, preferencialmente por marcação.
A marcação do atendimento poderá ser feita por telefone: 234 551 088 / 962 577 339
Serviços: segunda a sexta, das 8h às 18h.

FICHA DE INSCRIÇÃO

Enviar a ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, bem como toda a documentação relevante, para:

polotalhadascdia@sapo.pt

Ou entregar no Polo das Talhadas, sito em:

Rua dos Trigais, n.º 1
3740-412 Talhadas