O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços individualizados e personalizados no domicílio das pessoas, quando, por motivo de doença, deficiência, idade, ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária.
O cumprimento desta missão obedece a uma estratégia de respeito pelos imperativos legais em vigor e pelos direitos do Utente, como pessoa e enquanto ser biopsicossocial e espiritual, dotado de dignidade e direitos, cuja relação assenta num compromisso com a qualidade e os mais elevados padrões éticos.
Além das Obras de Misericórdia e da cultura institucional e caritativa da Misericórdia, entre outros, constituem princípios gerais que presidem à filosofia de trabalho e gestão do SAD os princípios da dignidade humana, da família como célula cristã fundamental da sociedade, da corresponsabilidade, da entreajuda e participação, da universalidade e igualdade, da solidariedade e economia social, da equidade social, da diferenciação positiva, da inserção social, da conservação dos direitos adquiridos, da tolerância e da informação.
Objetivos
São objetivos desta valência os seguintes:
- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos utentes e famílias;
- Prevenir a institucionalização desnecessária, decorrentes de situações de dependência;
- Acautelar crises e a deterioração grave da situação pessoal e familiar;
- Proporcionar apoio personalizado aos utentes e/ou suas famílias no seu domicílio, de forma a criar condições facilitadoras de desenvolvimento global, assegurando-lhes cuidados de ordem física e apoio social, estabilidade emocional e vivência social.
- Contribuir para a promoção de atividades de sensibilização à comunidade envolvente, que tenham por objetivo facilitar a integração do utente dependente, objetivando contribuir para a melhoria da qualidade de vida;
- Facilitar o acesso a serviços da comunidade;
- Promover a autonomia dos utentes;
- Prestar apoio psicossocial aos utentes e familiares, de modo a contribuir para o seu equilíbrio, bem-estar e melhoria da qualidade de vida.
Serviços Prestados
O SAD tem condições para prestar os seguintes serviços:
- Cuidados de higiene e conforto pessoal;
- Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados;
- Fornecimento e apoio nas refeições, respeitando as dietas com prescrição médica;
- Tratamento da roupa de uso pessoal do utente.
O SAD tem, ainda, condições para assegurar outros serviços, designadamente:
- Apoio psicossocial;
- Cuidados de imagem;
- Realização de pequenas modificações ou reparações no domicílio;
- Realização de atividades ocupacionais, passeios e convívios;
- Outros serviços que se entendam essenciais ao bem-estar do utente, a serem ponderados pela Mesa Administrativa.
Nota: Sem prejuízo de o SAD poder assegurar os serviços referidos nas alíneas do parágrafo anterior, deve-se ter em conta a existência, na comunidade, de serviços mais apropriados à satisfação das necessidades dos utentes.
Presta-se, ainda, aos cuidadores, informações específicas para melhor assistir a pessoa dependente, desde a orientação na aquisição de ajudas técnicas, como andarilhos, camas articuladas, colchões anti-escaras e/ou outros produtos especializados no cuidado a pessoa acamada.
Horário de Funcionamento
Atendimento: segunda a sexta, das 9h às 17h, preferencialmente por marcação.
A marcação do atendimento poderá ser feita por telefone: 925 789 546.
Serviços: segunda a sábado, das 9h às 17h.
Enviar a ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada, bem como toda a documentação relevante, para:
polotalhadasmsv@sapo.pt
Ou entregar no Polo das Talhadas, sito em:
Rua dos Trigais, n.º 1
3740-412 Talhadas